O Mosaico
O mosaico consiste em peças recortadas, que coladas próximas umas das outras, produzem um determinado efeito visual, como um desenho ou imagem.
Estas peças podem ser feitas de diversos materiais, embora a mais comum seja a pastilha de vidro.
A pastilha de vidro é bastante fácil de manusear, podendo ser usada inteira ou em pedaços.
Outros materiais também são utilizados como pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, gemas de vidro, apliques de cerâmicas e pedras em geral.
Em geral, podemos dizer que em se tratando de mosaico não existem regras, o que vale é utilizar a imaginação e criatividade para compor os trabalhos.
O que se precisa para fazer o mosaico?
Bases:
Base de pedra ardósia cinza (preta), base de cimento, base cerâmica, vidro, base de MDF ou compensado.
Materiais:
Pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana, azulejos, pastilhas de resina, gemas, pedras, apliques de cerâmica.
Ferramentas:
Óculos de proteção, pinça, espátulas (de madeira, plástico e metal), avental, empenadeiras, torquês, cortadores de azulejo.
Produtos para (acabamento) aplicação: argamassas, rejuntes, colas, emulsão de silicone, borracha de silicone, cera em pasta, verniz.
Os materiais:
Pastilhas de vidro:
são pastilhas encontradas em tamanhos variados, de 2x2 cm, 1x1 cm e 5x5 cm. São ótimas para serem utilizadas em mosaicos, pois possuem uma ótima resistência e cores variadas.
Podem ser cortadas com torquês para se obter um formato de acordo com o desenho do mosaico. (clique aqui para ver)
Pastilhas de resina:
possuem uma aparência diferente da pastilha de vidro. São encontradas nas cores mais diversas e para cortá-las, basta utilizar uma tesoura.
Depois de fixadas com cola, é necessário passar verniz para impermeabilizar as pastilhas (duas ou mais demãos), pois elas costumam absorver o rejunte. E depois de pronta também é necessário passar algumas demãos de verniz na peça.
O mosaico que utiliza as pastilhas resinadas é chamado de mosaico florense. E tem de ser utilizado internamente e em peças de decoração.
Pastilhas de porcelana ou azulejos:
também são encontrados em diversos tamanhos e cores.
Têm de ser cortados com cortadores especiais ou torquês de azulejo, e se necessário usar uma lixa para dar um acabamento melhor na lateral dos pedaços, evitando assim que fiquem lascados. (clique aqui para ver)
Gemas:
são peças de vidro com formatos arredondados. Possuem diversas cores e são utilizados para incrementar os mosaicos.
Apliques de cerâmica:
São peças de cerâmica também utilizadas para incrementar mosaicos.
Normalmente, já possuem um formato definido, que vão desde desenhos geométricos até desenhos de corações, flores, casas, crianças entre outros.
fonte: Cottage.com.br
Fonte secundaria: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/mosaico.html
foto: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mosaico_ravena_lou.jpg
level
g2h
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Ampulheta de garrafa pet você quer criar uma diversão para filhos,sobrinhos ou mesmo seus alunos de forma barata e curiosa. Ensine a eles a ...
-
Sofá de garrafa Pet muita gente fica perguntando? Será que fica bonito? Não é cafona? Pesquisando achei um que é muito bonito, fácil e prat...
-
Chocalho da para fazer de lata de refrigerante,muito fácil de fazer.Aprender a tocar é outra coisa. Coloque um terço de pedrinhas Com ape...
-
Acessórios para Pintura o que poucos sabem é que uma boa pintura vai renovar completamente sua casa. E por esse motivo vamos ao longo do...
-
Amplificador para celular som também conhecida como corneta para celular, feita exclusivamente com uma única garrafa pet. Esse produto artes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário